Aprendendo a fazer ciências: desenvolvendo sequências didáticas com base na bncc visando a iniciação científica

Codogno, Vitória Prates

Resumo

A aplicação da prática científica em escolas de ensino básico está vigente nos documentos oficiais de educação, porém a dificuldade de inclusão e execução nas instituições prejudicam a consolidação do aprendizado, dessa forma a utilização de sequência didática (SD) possibilita o planejamento e a inserção da temática em aula. Essa pesquisa tem por objetivo a elaboração de três sequências didáticas baseadas em competência e habilidades específicas da investigação referentes a área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aplicação das didáticas com o intuito de inserir os estudantes do ensino médio na IC (iniciação científica). Com o propósito de fomentar a prática científica, as SD fazem uso de metodologias ativas, como a abordagens de roda de conversa para o desenvolvimento de habilidades analíticas e discursivas e através do aprendizado baseado em projetos que permite que os alunos aprendam a partir de atividades práticas, com o intuito de atingir objetivos ou metas. Após a aplicação das sequências didáticas, os resultados não foram de todo satisfatórios, visto que ocorreram grandes dificuldades em relação à participação dos estudantes nas ações planejadas na colaboração com os estudantes, gerando desistências e desinteresse. Entretanto, foi vista a efetividade do projeto, a partir de um pequeno grupo que, apesar das dificuldades, realizaram todas as atividades. Perante o exposto, considera-se que as SD têm potencial para futuras aplicações, podendo até mesmo ser utilizado sob diversos conteúdos programáticos devido a sua versatilidade de metodologias que potencializam a introdução dos estudantes na iniciação científica.

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