USO DE JOGO LÚDICO “NO CAMINHO DOS GENES”, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Sarmento, Luka de Melo

Resumo

Este trabalho tem como norteamento o desenvolvimento de uma atividade lúdica na forma de jogo de tabuleiro, para ser implementado no ensino de biologia, tocante ao conteúdo de genética, para uma turma de ensino médio. Diversos estudos na área do ensino mostram que a genética possui um baixo índice de aprendizagem e é vista pelos alunos como uma área de difícil compreensão. Isso é provavelmente causado pelo uso de metodologias tradicionais que põem o aluno como agente passivo na sala de aula. É nesse contexto que entram as metodologias ativas, como as atividades lúdicas que trazem aos alunos maior autonomia e participação na sala de aula. Para aferir se o uso do jogo lúdico traz aos alunos um maior interesse no assunto foi desenvolvido um jogo de tabuleiro no estilo de trilha, denominado “No caminho dos genes”. O jogo consiste em um tabuleiro formado por 30 casas onde os participantes devem responder perguntas sobre o tema para avançarem no jogo. A atividade foi realizada durante o mês de junho de 2023, e no geral apresentou resultados positivos, com os alunos participando e tendo bastante interesse no jogo. Demonstrando os benefícios da ludicidade na sala de aula.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.