Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matemática

Santos, Arley Manoel Martins dos

Resumo

Este estudo busca aprofundar a compreensão dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educação, evidenciando concepções equivocadas que contribuem para a segregação sutil desses estudantes. Destacamos a importância de esclarecer as diferenças entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras são questões pedagógicas, enquanto as últimas têm origem neurobiológica, exigindo avaliação abrangente para diagnóstico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matemáticas, a pesquisa utiliza revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e exploratória para explorar percepções de futuros professores e compreender suas implicações no ensino de matemática, identificando obstáculos no ensino-aprendizagem e propondo estratégias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na formação de professores e indicam a urgência de programas de capacitação. Destacando a necessidade de estratégias pedagógicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a importância da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagnóstico. A condução da pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica, com critérios de inclusão abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relevância, atualidade, profundidade das informações e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos critérios estabelecidos. A seleção final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealização valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influência na prática pedagógica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa.

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