O uso de jogos didáticos no ensino-aprendizagem da matemática financeira

Barbosa, Fernanda Maria

Resumo

O ensino de Matemática Financeira é muito importante nos dias atuais e não deve ser fadado apenas ao uso de fórmulas sem nenhuma conexão com a realidade ou sem significado algum de seu uso. Nesse viés, o presente trabalho buscou investigar a utilização dos jogos matemáticos como ferramenta de ensino nas aulas de Matemática Financeira. Para isso, elaboramos, testamos, ajustamos e aplicamos duas propostas de jogos na forma de um produto educacional em turmas do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus Campina Grande, visando contribuições dos colegas e futuros professores de Matemática da instituição, após isso, abordamos em uma turma de Ensino Médio onde a pesquisadora deste trabalho estava realizando o Programa Residência Pedagógica. Os jogos desenvolvidos e propostos foram a “Corrida Financeira” e o “Tabuleiro de Finanças”, trabalhados na perspectiva da contextualização dos assuntos de porcentagem, juros simples e juros compostos por meio de situações problemas para a exploração deste conteúdo. Realizamos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, com análises e reflexões baseadas na aplicação em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande – Paraíba, assim como nas turmas da Licenciatura. Além da participação ativa, os agentes da pesquisa, puderam destacar suas observações e contribuições a partir de um questionário aplicado após as propostas, bem como destacamos em anotações e registros realizados em fotos. Derivados dessa síntese, a abordagem com os jogos nos possibilitou contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira como a motivação para as aulas e a interação, e mais, colaborar para a formação do senso crítico do estudante sobre a Matemática e suas aplicações no cotidiano.

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