Uma fração da arte e a arte da fração: uma perspectiva no ensino de frações
Sousa, Carlos Daniel Henrique de
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de frações e suas quatro operações fundamentais por meio de abordagens aritméticas e geométricas, utilizando materiais didáticos manipuláveis e não manipuláveis, buscando aplicar esses conceitos em situações do dia a dia. O estudo destaca a importância das frações no desenvolvimento matemático dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando possíveis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educação Matemática. Através de um breve período, na turma do 8º do Ensino Fundamental, coloco em prática a oficina geonumérica como forma de analisar esta hipótese e reforçar conceitos do tema e suas propícias abordagens. Esta obra conta com capítulos onde estão expostas as discussões e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e análise crítica sobre a proposta de pesquisa por meio de gráficos e registros de relatos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.