Explorando a geometria analítica no terceiro ano do ensino médio: aprendendo com o Geogebra
Melo, Daniel Kennyd Augusto de
Resumo
O presente trabalho, desenvolveu-se a partir da percepção de que o ensino tradicional de Matemática, sem o apoio das tecnologias da informação e comunicação, se configura num desafio para o professor quando se depara com alunos com dificuldades cumulativas de aprendizagem ao longo dos anos. Percebe-se que as tecnologias têm sido acessíveis aos alunos, e isso pode permitir que ferramentas, como o Geogebra sejam utilizadas nas aulas de Matemática, pois esse software agrega álgebra e geometria de forma dinâmica, pensou-se no desenvolvimento de atividades em sala de aula que pudessem envolver o uso deste software e estudar a sua eficácia na melhoria das aulas de geometria analítica para alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio do IFPB-CG. Para isto, foi elaborada uma sequência didática com três aplicações. Estas aplicações envolveram três conteúdo da geometria analítica: Posição Relativa Entre Retas no Plano, Posição Relativa Entre Reta e Circunferência no Plano e Posição Relativa Entre Duas Circunferências no Plano. Em cada aplicação os alunos resolveram questões desenvolvidas e aplicadas no Google Forms. Para se resolver as questões, seguia-se comandos que os levavam ao GeoGebra on line, com os alunos manipulando os arquivos .ggb previamente produzidos. Os alunos tinham capacidade de compreender as propriedades de forma mais intuitiva pelo manuseio de controles deslizantes, o que facilitava a solução das questões nos formulários os ajudando a inferir as propriedades envolvidas em cada um dos três conteúdos explorados. Como resultados, observou-se que as práticas desenvolvidas nesta pesquisa, podem proporcionar aos alunos, de qualquer nível escolar, enxergar a Matemática com outros olhos, não como algo difícil, complexo e impossível de aprender, mas sim, didático e extremamente fascinante
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.