Razão áurea: uma proposta colaborativa no processo de ensino e aprendizagem de geometria

Gonçalves, Paloma de Cássia Araújo

Resumo

O presente trabalho destaca a importância da matemática em várias áreas da vida e como a razão áurea, representada pela constante matemática φ (aproximadamente 1,618033), desempenha um papel fascinante e enigmático em diversos contextos, como arquitetura, arte e estética. Propõe-se a utilização da razão áurea como ferramenta colaborativa no ensino de geometria, visando tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos, estimulando o interesse e a compreensão de alguns conceitos geométricos, mencionando alguns desaĄos no ensino da geometria e a importância de despertar o interesse dos alunos, evitando abordagens desprovidas de signiĄcado. Destaca-se que o estudo da geometria vai além da matemática, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e intelectual, sendo uma parte crucial da formação dos indivíduos. A proposta do trabalho foi criar um minicurso sobre a razão áurea e sua aplicação no ensino de geometria, destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, identiĄcando abordagens na literatura que utilizam essa constante como ferramenta didática. Isso envolve a exploração de construções geométricas que apresentam a proporção áurea, bem como a identiĄcação de padrões em diferentes áreas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem de geometria, envolvendo os alunos e trazendo maior relevância para os assuntos estudados, ao mesmo tempo em que promove uma compreensão da matemática de forma interdisciplinar.

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