INTERFERÊNCIA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID19 NA ERGONOMIA FÍSICA DOS PROFESSORES

SOUZA, WESLÂNIA ALVES DE

Resumo

No ano de 2020 a humanidade passou a enfrentar um problema de saúde global, pelo surto do coronavírus, que elevado à condição de pandemia desencadeou medidas de isolamento social que afetaram a educação em ao menos 200 países, exigindo mudanças significativas na estrutura organizacional, no trabalho e nas relações que dele decorrem que provocam impacto na vida de indivíduos. Assim, com os professores não poderia ter sido diferente, e devido a quantidade de horas, os problemas musculoesqueléticos são frequentes, localizados principalmente nas regiões cervical e lombar, quando se analisa postos de trabalhos computacionais, realizados por docentes. Os objetivos pretendem discorrer sobre a Pandemia da covid-19; identificar as principais análises da ergonomia física dos professores durante o ensino remoto e as principais alternativas para minimizar os efeitos provocados pelo ensino remoto na ergonomia física dos professores. Sobre a pesquisa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com busca de artigos limitados em português, inglês e espanhol, na base de dados Google Acadêmico. Não houve restrição a artigos de revistas e publicações somente em português. Como possíveis pesquisas futuras podem-se levar em consideração pesquisas sobre o tema de ergonomia e sua relação com o ensino remoto e as consequências para a saúde dos professores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.