PROJETO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

SANTOS JÚNIOR, AGNALDO BERNARDO DOS

Resumo

Para reforçar essa visão de sustentabilidade é imprescindível que a comunidade acadêmicoescolar repense práticas educativas com tal viés, capazes de desenvolver o pensamento crítico de compromisso com um futuro alinhado às necessidades do planeta. O presente trabalho tem como objetivo propor um Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) a ser implantado nos cursos que formam técnicos em edificações, o qual consiste na elaboração de um Projeto Integrador de Edificação Sustentável (PIES). Ele deverá ser desenvolvido ao longo da disciplina “Projetos Especiais” ou disciplina com outra nomenclatura e ementa semelhante, conforme a grade de cada instituição. Tal projeto poderá possibilitar o desenvolvimento de competências técnicas e socioambientais nos estudantes da área da Construção Civil, capacitando-os para projetar e construir edificações sustentáveis que minimizem o impacto ambiental e maximizem a eficiência energética. Assim, os estudantes serão capacitados para enfrentar os desafios em constante evolução da indústria da construção, incentivando a busca contínua por soluções sustentáveis e eficientes. Dessa forma, é evidente que a abordagem prática e multidisciplinar proposta tem potencial transformador, pois os objetivos delineados buscam não só o entendimento teórico, mas também a aplicação prática dos conceitos de construção sustentável.

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