O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS

Resumo

O avanço tecnológico das últimas décadas fez surgir muitos conceitos relacionados a informação, trazendo consigo novas práticas de educação, ensino e aprendizagem. Assim, de modo a adequar-se ao uso dos recursos tecnológicos vigentes, tornou-se necessário o rompimento com as técnicas de ensino tradicional e a atualização das práticas pedagógicas e acadêmicas diante desse novo cenário. Através do uso de novas metodologias, como as metodologias ativas de aprendizagem, o aluno é incentivado a aprimorar suas capacidades de maneira significativa, pois elas possibilitam o compartilhamento de conhecimento entre docente e discentes de tal forma que a sala de aula se torna um espaço de troca de experiências, saberes e novas práticas pedagógicas. A partir do tema do ensino por meio das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica definiu-se como objetivo desta proposta de intervenção pedagógica investigar o papel das metodologias ativas de aprendizagem no protagonismo dos estudantes do Curso Técnico em Multimeios Didáticos. Para alcançar esse objetivo optou-se pela Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, na qual o docente pode exercer o papel de mediador do conhecimento e assegurar uma educação significativa, que ajuda a criar um senso de compartilhamento nos estudantes e a promover o saber-fazer docente em sala de aula, contribuindo para uma educação prática e libertadora. Em síntese, considera-se importante a prática de atividades acadêmicas mais dinâmicas e que reforcem a necessidade de metodologias ativas da aprendizagem voltadas à formação dos estudantes dos cursos técnicos, motivo pelo qual o presente estudo foi proposto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.