Sistemas de energias renováveis: intervenção pedagógica através de visita técnica ao parque híbrido em Santa Luzia/PB

SANTOS, ADEMAR NUNES DOS

Resumo

A formação técnica tem como prioridade a formação cidadã e a preparação para o mundo do trabalho. Nesse contexto, atividades didático-pedagógicas que possibilitem um processo de ensino-aprendizagem exitoso e a formação profissional dos educandos podem ser utilizadas pelos docentes no ensino técnico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica utilizando uma visita técnica a um parque híbrido de energias renováveis (eólica e solar), que poderá ser aplicada em um Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, e com isso tentar viabilizar uma maior aproximação dos estudantes com a execução dos procedimentos que são estudados durante o curso, bem como para iniciar a vivência no seu futuro ambiente profissional. Para isso, buscou-se embasamento teórico em trabalhos que retratassem o uso da visita técnica como recurso didático-pedagógico, bem como um roteiro básico específico para a utilização desse recurso na educação. Além disso, fez-se um breve levantamento do ensino técnico no Brasil e do mercado de energias renováveis. Espera-se que a partir dessa atividade de intervenção, os estudantes possam compreender o seu papel como futuros profissionais na área das energias renováveis e sua importância para o mercado de trabalho, para o desenvolvimento da ciência, para o meio ambiente e para a sociedade de modo geral.

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