PERSPECTIVAS E PRÁTICAS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL

MEDEIROS, ALEXSANDRO DANTAS DE

Resumo

Este estudo buscou valorizar e refletir sobre a importância do uso de uma abordagem metodológica em sala de aula na construção específica do aprendizado dos conceitos de Organização, Sistemas e Métodos (OSM), proporcionando adequada utilização das técnicas na solução dos problemas organizacionais mediante a racionalização do processo. Assim, esse trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica voltada para os alunos do curso Técnico em Secretariado. A proposta foi elaborada partindo do seguinte questionamento, qual a importância da experiência prática e contextualizada para a formação no aprendizado da disciplina de Sistemas e Métodos Organizacionais no curso Técnico em Secretariado? Desta forma, este trabalho objetiva propiciar a aquisição de conhecimentos, por meio do exame da prática, como forma de estimular o nível de aprendizado pelos discentes, por meio dos seguintes objetivos específicos: realizar pesquisa bibliográfica que harmonizem os conhecimentos teóricos em OSM à prática educativa, formando reflexões sobre o conteúdo e a interação com o mundo do trabalho; abordar etapas de aplicação da prática; e sugerir procedimento como ferramenta de ensino-aprendizagem. Com base nos seguintes aspectos: o papel da escola na formação, a importância do conteúdo e do método na prática no processo de aprendizagem. Acerca dos procedimentos da pesquisa, quanto aos fins ela é descritiva e metodológica uma vez que busca apresentar as características, relacionando as variáveis e associar aos caminhos e formas de procedimentos para chegar a um determinado resultado. Quanto aos meios de investigação é bibliográfica e documental, pois busca sintetizar conhecimentos sobre a temática, proporcionando maior entendimento na aprendizagem. Conclui-se que a intervenção proposta tem o potencial de articular aquisição de conhecimentos teóricos em OSM por meio de uma abordagem metodológica, que permite ao aluno quebrar paradigmas em relação a profissão.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.