Conhecendo a matemática crítica: ensaios entre conceitos e projetos

Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva

Resumo

O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matemática Crítica enquanto uma categoria de proposta de leitura matemática da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ciência. Neste sentido, a problemática desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribuições da Matemática Crítica para a área da Educação Básica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional público brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matemática Crítica. Como objetivos específicos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplicação da Matemática Crítica bem como a descrição dessas práticas a partir de publicações acadêmicas. Para isto, foram trazidas como aporte teórico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D’Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribuíram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplicação da Matemática, sob o viés da construção crítica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ênfase em pesquisa exploratória e bibliográfica, na qual a Educação Matemática Crítica é apresentada como mecanismo de leitura crítica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discussões deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes, percebendo a matemática como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estratégias educacionais incluem resolução de problemas contextualizados, análise de dados e discussões críticas, facilitando a compreensão de operações frequentemente rejeitadas por parecerem inacessíveis. Pode-se considerar que a Educação Matemática Crítica assume a condição de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai além da Matemática convencional, favorecendo a construção de um conhecimento matemático integrado à leitura crítica da realidade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.