Investigação sobre a utilização de ferramentas baseadas em grandes modelos de linguagem no contexto acadêmico

Farias, Itamar da Silva

Resumo

Os Grandes Modelos de Linguagem (GML) são modelos avançados de processamento de linguagem natural (PLN), baseados em aprendizado de máquina, utilizados para processar e compreender a linguagem humana. Essa tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e no meio acadêmico não poderia ser diferente. Alunos e professores já fazem uso ou, ao menos, têm algum conhecimento sobre esses modelos. No contexto do IFPB, no campus de Campina Grande, é crucial investigar de que maneira a comunidade acadêmica está utilizando as avançadas ferramentas de PLN. Isso requer uma análise aprofundada sobre o uso dessas ferramentas, pois somente assim será possível compreender melhor a influência causada por elas. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é analisar a integração dos GML no ambiente educacional do IFPB. O presente estudo também visa compreender como a adoção dessas ferramentas influencia as dinâmicas educativas, a interação de alunos e professores e o desenvolvimento das competências dos estudantes. Por meio de um questionário online direcionado a alunos e professores, foram obtidos dados quantitativos e qualitativos para respaldar as diversas questões de pesquisa deste estudo. Entre os 65 participantes que aceitaram participar da pesquisa, sendo 50 alunos e 15 professores, identificou-se que parte considerável utiliza alguma ferramenta de GML nos mais variados contextos educacionais, onde foram apontados os benefícios dessas tecnologias no quesito ensinoaprendizagem. Contudo, evidenciou-se que a maioria dos participantes já enfrentou algum desafio atrelado ao uso de tais ferramentas, denotando certa preocupação por parte do corpo docente. Logo, faz-se necessário criar diretrizes de usabilidade mais abrangentes no cenário educacional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.