Desenho universal para aprendizagem em educação financeira: uma proposta de jogo de tabuleiro acessível

Silva, Anderson Gonçalves da

Resumo

O presente trabalho busca apresentar uma proposta de um produto educacional inclusivo, na modalidade de jogo de tabuleiro, à luz do Desenho Universal para Aprendizagem e que aborde o tema “educação financeira”. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfica. Diante do exposto, em um primeiro momento, a pesquisa apresenta os princípios e diretrizes da abordagem do DUA que visa minimizar as barreiras e ampliar a igualdade de oportunidades no ato educacional em prol de uma educação inclusiva. Na sequência, é apresentado o planejamento do referido jogo de tabuleiro, intitulado “Jogo da vida: estruturando as finanças mensais”, capaz de trabalhar conceitos fundamentais da educação financeira e orientado pelos princípios do DUA. De acordo com o estudo levantado, entende-se que é notória a importância do letramento financeiro no ambiente escolar. Ademais, vale salientar que a educação consiste no exercício da cidadania, logo um direito de todos, dessa maneira o currículo escolar deve ser inclusivo, sendo o DUA uma perspectiva para educação inclusiva.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.