Flora do bioma caatinga como um instrumento de ensino de matemática: um produto educacional na perspectiva ambiental

Lucena, Tálison Gabriel Cavalcanti

Resumo

No complexo contexto escolar o professor enfrenta o desafio de buscar estratégias metodológicas e ferramentas pedagógicas que contribuam para a construção de uma aprendizagem significativa e que despertem os interesses dos alunos. Não é novidade que a matemática é vista como uma disciplina de difícil acesso por ter um alto nível de abstração, de exigir respostas exatas e de seu caráter cumulativo de conteúdo. Por outro lado, a Educação Ambiental carrega sua importância nas discussões entre as relações natureza e sociedade, desenvolvendo atitudes e competências voltadas para a sustentabilidade. Assim, tendo em mente a Caatinga, pensamos na união dos dois temas ao trabalhar conceitos matemáticos que promovem uma educação humanizada para e com o ecossistema, proporcionando aos alunos não só conhecimento matemático como também o desenvolvimento da autoestima como cidadão nordestino. Este trabalho tem o objetivo reconhecer dentro do bioma Caatinga material para a elaboração de um produto educacional que relaciona matemática e educação ambiental. Por meio da criação de uma Sequência Didática em conjunto a uma Coleção Virtual de espécies da Caatinga elaborada na cidade de Bonito de Santa Fé, PB, sob uma pesquisa de cunho qualitativo e natureza aplicada, com validação através de docentes de matemática experientes e familiarizados com o bioma, o processo de validação apresentou um resultado favorável a criação de uma sequência didática que relaciona ambos os temas de maneira positiva e que poderia ser de fato aplicado a sala de aula, com potencialidades para projetos interdisciplinares em uma esfera maior ou propostas menores adaptadas a cada realidade e necessidade dos professores.

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