Matofobia e um conjunto de diretivas metodológicas e avaliativas
Fernandes, Luan Batistuta de Brito
Resumo
A Matemática é uma área do conhecimento que desponta com relatos negativos em sua experiência, despertando sentimentos aversivos nos alunos e consequentemente, acarretando a Matofobia. Então, o trabalho tem como objetivo principal entender primeiramente a prerrogativa da Matofobia e contribuir na área metodológica e avaliativa com a inserção de diretivas. A pesquisa se pauta na investigação exploratória e de procedimento bibliográfica e está dividida em três principais partes: a primeira, contendo as diferenças entre dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem; a segunda, uma breve contextualização sobre os fatores intervenientes da Matofobia e por fim, a apresentação de diretivas metodológicas e avaliativas frente ao fenômeno da Matofobia. Contudo, constatou-se que a Matofobia é uma problemática bem presente na realidade educacional, portanto praticar uma atuação docente inclusiva somada a metodologias atualizadas, além de caminhar concomitante ao método formativo, são anseios dos apontamentos das diretivas mencionadas, se embasando em uma implementação gradativa se o objetivo for mitigar os entraves da fobia citada. E claro, a busca pela equidade e eventual melhoria neste cenário levará tempo, mas se quisermos mudança os passos serão paulatinos e assertivos considerando parâmetros inclusivos e multidisciplinares.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.