Cultura e arte na história da matemática: um estudo sobre a interconexão entre Matemática, Arte, Cultura e sua influência na educação contemporânea
Natália Jonas, Nóbrega
Resumo
O presente estudo tem como objetivo explorar a relação simbiótica entre Matemática, Arte e Cultura, com destaque nas diversas manifestações artísticas ao longo da história e em diferentes civilizações. A fim de alcançar esse objetivo recorremos a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, caráter exploratório e de natureza básica, baseada em uma abordagem exploratória, utilizando fontes como livros e bases de dados acadêmicos. As principais obras utilizadas nesta pesquisa são, Boyer (1996), Contador (2011), D’Ambrósio (1999), Eves (2011), Schwartz (2012) e Stewart (2014). Constatou-se ao final deste estudo uma clara conexão entre matemática, arte e cultura desde a antiguidade, destacando a partir de elementos-chave como simetria, harmonia, perspectiva e a Proporção Áurea. O estudo revela que o avanço da Matemática enriqueceu não apenas a expressão artística, mas também desafiou conceitos tradicionais, inspirando a exploração da complexidade visual e conceitual. Essa interligação é crucial no desenvolvimento educacional, desmistificando a matemática e ressaltando sua diversidade cultural, proporcionando uma visão mais ampla e inspiradora para ambos os campos. Reconhecendo a estreita relação entre matemática e natureza humana, o estudo evidencia a capacidade de unir disciplinas aparentemente divergentes para criar algo novo, belo e significativo, refletindo a busca humana por compreender e expressar o mundo ao seu redor.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.