Contribuições e desafios do estágio supervisionado na formação dos professores de matemática

Nascimento, Antonniel Lourenço do

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e os desafios do Estágio Supervisionado na formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras. Essa pesquisa de campo é constituída por 10 licenciandos que realizaram pelo menos um dos três estágios supervisionados do curso. O estudo emprega uma abordagem do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: um questionário contendo cinco perguntas sobre o estágio supervisionado e as redes sociais como WhatsApp, Instagram e Telegram para se comunicar para obter as respostas desse questionário. Os dados obtidos foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Constatamos que os desafios foram em relação aos alunos, pois alguns tinham mal comportamento, ao planejamento de aula, a abordagem metodológica e alguns estagiários apresentaram dificuldades no ambiente escolar, como a locomoção e também conciliar trabalho com o estágio. Portanto, esse tema abordado possui uma dimensão ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas e discutidas, uma vez que o Estágio Supervisionado é importante na formação docente inicial, e, consequentemente, na construção dos conhecimentos didáticos e específicos pelo discente em sua área de formação.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.