A história da matemática como uma ferramenta para o entendimento da equação do primeiro grau: uma pesquisa aplicada com histórias em quadrinhos

Nogueira, Marcos Antonio

Resumo

Considerando os dados do PISA 2022, em que o Brasil tem baixa proficiência em Matemática, é necessário trabalhar em diversas frentes dessa problemática, uma delas é a intervenção na metodologia em sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa foi pensada e desenvolvida com o propósito de usar a História da Matemática por meio das Histórias em Quadrinhos para facilitar essa ação. Delimitamos como objetivo geral, compreender se o uso da História da Matemática, por meio de História em Quadrinhos, pode contribuir para a aprendizagem das Equações do 1º grau. Utilizando uma metodologia qualiquantitativa, foi adotada uma pesquisa aplicada, desenvolvida na EEEF Antônia Maria da Anunciação - Dona Doninha, situada na cidade de Vieirópolis-PB. Através dos resultados e informações deste estudo, pode-se perceber que o uso da história da matemática é uma perspectiva para aprender equações do 1º grau, e a utilização das Histórias em Quadrinhos não é apenas divertido, mas também de fácil compreensão do conceito.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.