EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Oliveira, Dellis Sander Martins de

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Estágio Supervisando II do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Através dessa pesquisa pode-se observar que o ensino de ciências exige muito esforço e dedicação para construir caminhos e para se chegar ao resultado almejado. Diante desse cenário, de que forma os estagiários de ensino de ciências na educação básica de ensino pode-se perceber e construir uma identidade docente? Assim sendo, este estudo teve por objetivo analisar como e em que medida o Estágio Supervisionado II obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, influenciam na formação acadêmica de estudantes desta graduação na construção da identidade docente. O estudo foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo/PB. Para responder ao questionamento levantado este estudo optou-se pela pesquisa qualitativa. De início houve a submissão da pesquisa ao comitê de ética do IFPB, por meio da autorização do referido colegiado ético sob o parecer de número 6.487.213, foi realizado o contato com os alunos que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II no período de 2020.2. O instrumento da pesquisa foi o questionário que contém perguntas objetivas e subjetivas no google forms e foi enviado pelo Whatsapp à 18 alunos. Os dados foram analisados e os gráficos foram confeccionados no próprio google forms. Apenas 10 alunos responderam o questionário. Por meio das respostas, constatou-se que a maioria dos participantes desta pesquisa desenvolveram o estágio supervisionado II de forma remota, o que dificulta um pouco a prática docente, porém mesmo diante das dificuldades e desafios alguns participantes desta pesquisa se identificaram com a docência, adquiriram novas aprendizagens e experiências, puderam ter a oportunidade de aprender a usar as novas ferramentas tecnológicas digitais, isto é, através do estágio supervisionado construíram a sua identidade docente. Confirmando assim, que o estágio supervisionado II na disciplina de Ciências na educação básica contribui para a formação e construção da identidade docente.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.