A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Florêncio, Andreza Rezende

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de estágio de docência em ciências no Ensino Fundamental anos finais como parte integrante das atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo, uma vez que esse é de grande importância na formação acadêmica, pois prepara o aluno de forma prática e com o auxílio de professores experientes. O estágio ocorreu entre os meses de maio e setembro de 2021 em uma escola da rede pública municipal de Cabedelo-PB. Foi realizado de forma remota devido ao afastamento causado pela pandemia de Covid-19, contabilizando 10 horas de regência no 8° e 9° anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. As aulas foram planejadas de acordo com o planejamento da escola e tomando por fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o livro didático utilizado nas turmas. Foram utilizados aplicativos como o Canva, Power Point e Vacaroo para confecção de materiais didáticos; Quizizz, Poll Everywhere e Word Wall para a aplicação de atividades. Na turma do 8° ano foi trabalhado o tema de “Vento e o Clima” e no 9° ano “Átomos e Elementos Químicos”. Ao final da aplicação das ferramentas foram obtidos feedbacks por meio de conversas com os alunos sobre as suas impressões sobre as aulas.. Em relação às utilizações dos softwares, os discentes se mostraram participativos, relataram que foi algo fora da rotina estimulando a interatividade e colaboração dos alunos. A estratégia de usar os aplicativos Quizizz, Poll Everywhere e Word Wall revelou-se como uma experiência satisfatória para os discentes, sendo o Poll Everywhere a ferramenta que demonstrou melhores resultados no ensino remoto por promover maior interação entre professor e aluno. Diante disso foi possível com esse trabalha a reflexão acerca das experiências em lecionar em turmas de Ensino Fundamental, sendo observadas as diversas possibilidades da utilização de ferramentas tecnológicas como suporte para o ensino, tendo sido esta uma experiência exitosa e reveladora.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.