JOGO LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Araújo, Delayne da Silva
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de lecionar um estágio de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental como parte integrante das atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II do IFPB do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Cabedelo, que desde então tem sido de grande importância na formação acadêmica, pois é uma abordagem prática e prepara os alunos com a ajuda de professores experientes. O estágio foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Cabedelo - PB no período de maio de 2022 até julho de 2022. Foi realizado de forma presencial, totalizando a carga horária de 100 horas de estágio supervisionado nas turmas de 7º ano e 9º do ensino fundamental. As aulas foram ministradas com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos livros didáticos utilizados em sala de aula de acordo com o planejamento da escola. Foram usados aplicativos como Power Point e Canva para criar materiais de ensino; o tema do 7º ano foi Biomas, ao final da aplicação de ferramentas obteve um feedback por meio de conversas com os alunos sobre suas impressões sobre as aulas. Já com a turma do 9º ano foi desenvolvido um jogo com o foco na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Em relação ao jogo os alunos se envolveram ativamente e relataram que era algo incomum que estimulava a interação e colaboração dos alunos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.