RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADO À IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Pádua, Rebeca Neyde Beuttenmüller Bezerra de

Resumo

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) – campus Cabedelo está pautado em uma sólida base humanística, científica e tecnológica articulada com a ação pedagógica na formação docente por meio de um processo dinâmico de apropriação e produção do conhecimento, incentivando a formação de professores por meio de projetos e programas interdisciplinares e inovadores. Tendo em vista que o método tradicional de ensino perante a transmissão de conhecimentos de professor para aluno tem se tornado maçante, faz-se necessário a busca por métodos ativos que busquem a interação, participação e compreensão de forma mais dinâmica dos alunos em relação aos conteúdos de Ciências e Biologia. Por conseguinte, o presente trabalho tem por objetivo relatar a importância da construção e aplicação de materiais didáticos nas aulas de Ciências e Biologia, pela perspectiva e experiência de uma licencianda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB – campus Cabedelo e que desenvolveu tais materiais durante sua graduação. Os materiais foram desenvolvidos durante o curso por meio dos conceitos e objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e das disciplinas curriculares de Metodologia e Instrumentação para o Ensino (MI) e Prática Como Componente Curricular IV (PCC IV), entre os meses de maio a novembro de 2019. Quatro materiais foram construídos, mas apenas três foram utilizados em sala de aula. A aplicação das imagens para formação da Cadeia Alimentar e dos cards sobre Biomas tiveram por finalidade revisar os conteúdos ministrados pelo supervisor do PIBID às turmas de 6º ano de uma escola pública do município de Cabedelo - PB; já a molécula de DNA feita de origami foi elaborada na disciplina de MI com o objetivo de criar materiais de um determinado assunto da Biologia que fosse considerado de difícil compreensão pelos alunos, sendo este, material apenas desenvolvido (não aplicado); e por fim, o neurônio construído com feltro colorido para representar visualmente um dos componentes do Tecido Nervoso, assunto abordado em uma microaula interdisciplinar em uma turma de 1º ano do integrado do IFPB, definida pela disciplina de PCC IV. Tendo em vista que houve uma interação, participação e compreensão bastante significativa dos alunos em relação a utilização destes materiais, enfatiza-se a importância da construção e aplicação de materiais didáticos em sala de aula como facilitadores no processo de ensino aprendizagem e no fortalecimento da construção e desenvolvimento do perfil pessoal e profissional do futuro docente.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.