O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: levantamento e análise de games da Google Play Store

Oliveira Júnior, Nilton Ferreira de

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma investigação sobre a relação entre os jogos digitais e a educação financeira, tendo em vista a presente relevância que possui ambos os temas, inicialmente delimitamos a proposta a busca por desenvolver a história do jogos digitais, além de explorar os jogos em outras plataformas ao longo do tempo, podendo-se destacar também a abordagem sobre a educação financeira sem deixar de trabalhar o processo de educação financeira no brasil. Esse estudo visa analisar os jogos que trazem os conhecimentos de educação financeira como proposta principal na gameplay, utilizando a metodologia de “Donald Norman”, especificamente os seus seis princípios de usabilidade. Os objetivos se baseiam no processo de identificação de características presentes nos jogos selecionados, para que assim possam contribuir para o aprimoramento da usabilidade em jogos que tem como foco aprofundar e trabalhar melhor o tema financeiro. A pesquisa baseia-se na abordagem de análise exploratória, utilizando-se de uma lista de jogos que integram em base elementos de educação financeira segundo sua própria descrição. As considerações finais enfatizam a importância contínua de seguir explorando e aprimorando a integração entre os jogos digitais e a educação financeira, além de fomentar a busca por tomar a experiência de usabilidade de jogos com essa proposta algo cada vez melhor, tendo em vista a busca, a importância e o crescimento contínuo desse tema.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.