EMORIÔ CENTRO DE BELEZA AFRO: Sistema de Identidade visual para salão de beleza afro

Araújo, André Lucas França de

Resumo

Acredita-se que o interesse em relação a cabelos afros vem ganhando notoriedade ao longo dos anos com o processo de ressignificação do cabelo para homens e mulheres negras e afrodescendentes. Observa-se que com essa crescente, a população negra através dos discursos de aceitação e divulgação de cuidados capilares voltados para o cabelo afro nas redes sociais, foram encorajadas a assumirem seus cabelos naturais. Por conseguinte, a criação de novos produtos e serviços e o surgimento de novos salões especializados nesse segmento, afetou diretamente o mercado de beleza, fazendo com que o mesmo se adaptasse a esse determinado público. A necessidade de identificação visual para esses salões específicos acompanhou esse processo de crescimento ao longo dos anos com o despertar do interesse da população negra pelos cuidados capilares. A valorização da cultura afro ainda é algo recente no mercado, tendo por base esse aspecto, reconhece-se a ausência de profissionais e projetos de design com ênfase na área de construção de Identidades Visuais totalmente voltadas para os espaços de beleza étnicos. Tendo em vista esse aspecto, este trabalho tem o objetivo de estudar os princípios do Design Gráfico referentes ao planejamento, identidade visual e desenvolvimento de marca e aplicá-los na construção de uma identidade para o Emoriô - Centro de Beleza Afro, salão especializado em cabelos crespos, cacheados e em transição capilar na cidade de João Pessoa - PB. Trazendo elementos, cores, tipografias e símbolos, que remetem à valorização da identidade cultural afro e esse novo movimento embelezador.

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