Desenvolvimento de um jogo de RPG (Role-Playing Game) para o ensino de evolução

Luz, Paulinael Pereira da

Resumo

Apesar da evolução nas estratégias didáticas, o ensino de Biologia por vezes apresenta características de uma educação tradicional, em que o professor é o sujeito ativo e o aluno é passivo. A criação de jogos eletrônicos do tipo RPG (Role-Playing Game) para o ensino do conteúdo de Evolução Biológica pode proporcionar uma maneira mais atrativa e dinâmica para os estudantes aprenderem sobre um tema, além de estimular o pensamento crítico, a tomada de decisões e colaboração entre os estudantes. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo RPG eletrônico de modo a possibilitar a abordagem de conceitos e mecanismos evolutivos para o ensino básico. Para alcançar esse objetivo, foi necessário a realização de quatro etapas distintas, sendo elas divididas em: Etapa 1 - Seleção dos conteúdos de evolução; Etapa 2 -Criação de um roteiro com uma narrativa lúdica e educativa, estimulando o raciocínio lógico e crítico, além da criatividade dos jogadores em resolver problemas; Etapa 3 - Definição dos elementos do jogo, tais como: gênero, estilo, plataforma, interface, personagens, cenários, regras e desafios; Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo de RPG eletrônico, por meio do uso do programa RPG Maker MV. O jogo de RPG foi nomeado como “BIO-EVO: A Jornada da Vida”, iniciando com um diálogo entre o professor Bernardo e o aluno Lucas sobre uma expedição nas ilhas Galápagos, que terá como finalidade conhecer mais sobre a evolução biológica. Para o jogo, foi criado dois personagens específicos, sendo Lucas o personagem principal e Bernardo o seu professor. Foram criados também ambientes distintos, sendo os três principais a ilha de floresta, ilha de deserto e ilha de gelo que tem seus próprios climas, faunas, floras e relevo, representando assim as fases do jogo. Ainda, foram criados alguns elementos chave, com finalidade de orientar e ajudar o jogador em sua jornada, sendo representados por baús contendo pontos extras, ou peças de roupa, além da bússola, que indica o nível do jogador e/ou reiniciar o jogo. De maneira geral, a criação do jogo servirá como uma ferramenta de aprendizagem, podendo ser explorada para enriquecer o ensino de Biologia, configurando uma alternativa educacional criativa e inovadora. Recomenda-se também a realização de estudos sobre os efeitos do jogo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes sobre a evolução.

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