PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS INTEGRADAS A METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO – UMA INCLUSÃO ESCOLAR

Silva, Fabiana da

Resumo

Garantida por lei, a inclusão escolar vem ganhando destaque no decorrer das décadas, transformando-se em uma consistente e eficaz alternativa para formação, desenvolvimento e inclusão de crianças, jovens e adultos na sociedade. Fatores como, mudanças culturais, tecnológicas e sociais, atreladas a criação e leis e de programas governamentais, vem contribuindo para a necessidade de adaptações a essas mudanças, exigindo do Estado, uma atenção especializada e aplicação de leis e políticas públicas. Neste contexto, surge as tecnologias assistivas, recursos e serviços metodológicos criados com o objetivos de facilitar a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais no âmbito escolar e/ou social, através de práticas sociais, funcionais, pedagógicas e educacionais, a fim de promover desde então, a formação, desenvolvimento e inclusão destas pessoas. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo propor soluções/opções tecnológicas que visem facilitar o processo de ensino x aprendizagem de pessoas com deficiência no ensino tecnológico e científico, bem como apresentar benefícios, como a promoção da qualidade de vida e igualdade de oportunidades, por meio da implantação e uso tecnologias assistivas em conjunto com metodologias específicas de aprendizagem, visando promover a inclusão sócio pedagógica. A estratégia metodologica adotada consistiu em apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, aspectos inerentes a deficiência física, uso de tecnologias assistivas e metodologias inclusivas, de forma a demonstrar seus benefícios, finalidade e importância no ambiente escolar e sociedade. Como resultado, busca-se fomentar a importância do uso de tecnologias assistivas integradas à metodologias pedagógicas inclusiva em escolas e universidades, promovendo a formação de crianças e jovens de forma igualitária e justa.

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