PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DE SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES E AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Silva, Thaysa Lesley Rocha da
Resumo
O profissional técnico em enfermagem desempenha um papel essencial na saúde pública através de prestação de cuidados eficazes, acompanhamento do paciente, acessibilidade e mediação entre população e médicos. Quando o tema se relaciona com a vida e a saúde, o preparo e a qualificação tornam-se relevantes. Nesse contexto, a formação dos técnicos em enfermagem exige o desenvolvimento da capacidade do cuidado com o outro. Apresenta uma proposta de intervenção direcionada aos alunos do curso Técnico em Enfermagem que tem por objetivo minimizar o saber fragmentado e a linearidade curricular, rompendo, assim, as fronteiras dos componentes curriculares, incorporando os conhecimentos teóricos nas ações de trabalho; sendo delineada pela seguinte pergunta norteadora: Como desenvolver um modelo educacional que integre conhecimentos teóricos de diferentes disciplinas de forma a promover uma aprendizagem mais holística e prática, capacitando os alunos para aplicar esses conhecimentos de maneira integrada no ambiente de trabalho, contribuindo, assim, para uma comunidade mais saudável? Para responder à questão em foco, a metodologia adotada, de natureza qualitativa e descritiva, consiste no uso de aprendizagem colaborativa por meio de seminários interdisciplinares e ações de promoção e prevenção em saúde. Com esta proposta, espera-se que os estudantes sejam capazes de vivenciar os conhecimentos na realidade, de refletir sobre a prática entre campos disciplinares diferentes, bem como, entender a aplicação da interdisciplinaridade associada aos componentes curriculares do curso, promovendo, assim, habilidades que dinamizam a aprendizagem de diversos saberes sem dissociar a teoria e a prática.
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