O USO DO FABLAB COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fagundes, Danilo Lemos
Resumo
Estamos vivendo a quarta revolução industrial. Esta nova era da indústria e do mundo traz novos desafios, principalmente para a mão de obra do presente e do futuro. Hoje, não só se deseja que o profissional apresente competências técnicas, em sua área de atuação, mas que, principalmente, apresente competências sociais, emocionais e comportamentais que o levarão a um outro nível de produtividade. É neste sentido que introduzimos o Fablab, ambiente capaz de se aliar a educação como uma poderosa ferramenta pedagógica, potencializando o desenvolvimento destas capacidades desejadas. O objetivo geral deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma proposta de intervenção aplicada com uma turma do curso técnico em Eletrotécnica da escola Firjan SENAI do Estado do Rio de Janeiro, destacando o Fablab como uma ferramenta pedagógica inovadora, sendo um importante aliado da educação para potencializar o desenvolvimento de competências socioemocionais e comportamentais, como a criatividade, o trabalho em equipe e a possibilidade de lidar com a frustração. Durante esta experiência, oportunizou-se aos alunos desenvolver uma situação de aprendizagem desafiadora, com a construção de uma luminária personalizada. Ao longo da construção e da condução, foi possível constatar que os alunos estiveram engajados, demonstrando protagonismo e iniciativa. Os espaços de troca foram diversos e sempre muito ricos. Ao fim da análise, foi importante observar que o ambiente propiciou o desenvolvimento de habilidades técnicas, devido ao grande aparato tecnológico que dispõe, como impressoras 3D e máquina de corte a laser, bem como as habilidades socioemocionais que tanto se buscavam observar, como o estímulo a inovação e ao empreendedorismo, a capacidade de lidar com frustações e a busca de soluções para problemas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.