O USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO

Macedo, Luana Arruda de

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que acontecerá por meio de uma sequência didática, aos alunos do Curso Técnico em Mineração, com a finalidade de destacar a importância do uso das Geotecnologias em sala de aula no processo de resolução de problemas ambientais e tomadas de decisões no campo da mineração. Com o objetivo de facilitar e auxiliar o ambiente de ensino, as Geotecnologias se mostram aos educadores e estudantes como ferramentas poderosas para explorar e compreender o mundo de uma perspectiva geoespacial. Para a construção da intervenção pedagógica recorremos às contribuições teóricas de Rosa (2005), Arruda Filho (2015), Souza e Cunha (2020), Gonçalves (2022), Cabral (2022), Públio Júnior (2018), Silva (2001), Braga e Oliveira (2021), Câmara e Davis (2001), Paixão (2021), Pinto (2020), Ferraz (2015) e Elachi (1987), que abordam a temática em estudo. O uso de Geotecnologias como ferramentas didáticas no curso Técnico em Mineração pode proporcionar uma série de resultados aos alunos, desde o aprendizado prático, estímulo ao pensamento analítico e crítico, engajamento ao uso de tecnologias inovadoras, preparação para o mercado de trabalho e promoção da colaboração do trabalho em equipe. Essas tecnologias, que envolvem o uso de informações geoespaciais e sistemas de informação geográfica (SIG), podem melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem. Sendo uma abordagem que não apenas enriquece a experiência de aprendizado, mas também contribui para o setor de mineração em torna-se um ambiente mais eficiente e sustentável.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.