Visita Técnica ao Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da UFRN por alunos de um Curso Técnico em Biblioteconomia e a inclusão de estudantes com deficiência

Nascimento, Sivaldo Ferreira do

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as principais contribuições desenvolvidas pelo Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na produção e disponibilização de materiais, ferramentas e serviços voltados à promoção da inclusão de estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação e pós-graduação daquela Instituição de Ensino Superior, em atendimento à legislação. Apresenta as principais atividades realizadas no Laboratório como parte integrante de uma política pública da Instituição para oportunizar igualdade de condições a todos os alunos durante suas trajetórias acadêmicas e sugere o espaço como objeto de observação para a realização de um projeto de intervenção pedagógica tendo como público alvo uma turma de alunos de um curso Técnico em Biblioteconomia, no formato de visita técnica, planejada, entre outros objetivos, com o intuito de inserir os futuros técnicos no campo de vivência prática do curso, contribuindo, assim, para a sua formação e, ao mesmo tempo, para o fortalecimento das ferramentas de acessibilidade disponíveis no local visitado, atendendo a uma função social.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.