PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE MOODLE EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO NA EPT
Nascimento, Fábio Martins do
Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) possui papel fundamental na formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Visando proporcionar maior engajamento entre discentes e por em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contexto da EPT, instiga-se o docente a encontrar uma melhor forma de despertar o interesse dos discentes para aprender os conteúdos ministrados em sala de aula. No cenário acadêmico o docente pode utilizar ferramentas que ajudam a despertar o interesse do aluno, para resolver este problema, pode recorrer aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os diversos AVAs disponíveis no mercado, escolheu-se para este trabalho o ambiente Moodle. Assim, foi com base neste contexto que o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de uso da gamificação no Moodle como forma de promover um ambiente de aprendizagem que favoreça o engajamento em um contexto da EPT. Acerca dos procedimentos metodológicos utilizou-se a estratégia da simulação no processo de ensino e aprendizagem visando atender os requisitos da transposição didática na EPT.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.