ESTRATÉGIA PARA VENCER: Uma adaptação do pensamento de Zygmunt Bauman sobre as redes sociais para os quadrinhos

Kim, Bruno Sung

Resumo

Zygmunt Bauman foi um dos grandes pensadores do século XX e nos deixou diversos ensinamentos sobre as redes sociais. O alerta deixado pelo filósofo a respeito das redes sociais torna-se mais acessível através da construção de uma graphic novel. Criar uma graphic novel é um trabalho árduo que exige muita pesquisa. Primeiramente foi preciso estudar a teoria da modernidade líquida a fundo. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória acerca da modernidade líquida e de como as redes sociais vem moldando nosso comportamento. Essas pesquisas foram feitas principalmente em diversos artigos acadêmicos. As entrevistas deixadas por Bauman antes de falecer também foram de imensa ajuda. Também foi preciso realizar uma pesquisa profunda acerca das histórias em quadrinhos. Compreender o legado dos mestres das hqs e a contribuição que cada um deu ao universos das hqs ajuda o artista a se destacar entre os demais. Artistas como Milo Manara, Paolo Eleuteri Serpieri, Moebius e Bill Sienkeviczs ajudam o artista iniciante a aprimorar seus desenhos. Para enriquecer ainda mais a pesquisa, foi feita uma vasta pesquisa a respeito dos artistas atuais do cenário das graphic novels brasileiras. Destaque para os artistas Shiko e Bianca Pinheiro. Os elementos da narrativa visual foram cruciais para um bom desenvolvimento da história. Devido a complexidade, a criação de uma graphic novel só é possível através do uso de uma metodologia. A metodologia utilizada foi a de Alan Moore, porém, durante a etapa de criação do mundo foi inserida a metodologia de Stephen Silver para auxiliar na criação de personagens. Ao fim, foi desenvolvido o que seria o primeiro ato de uma graphic novel. O trabalho também pode se tornar uma publicação seriada no formato webcomic.

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