BIOLOGIA EM CENA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Soares, Raian Lucas Alves

Resumo

O teatro, desde os tempos mais remotos, tem sido uma ferramenta de sensibilização e crítica social, abordando situações e contextos que oprimiam ou exaltavam parcelas populacionais. Na Grécia Antiga, as primeiras peças teatrais tinham um caráter ácido e objetivavam criticar e satirizar, de formas dramática ou cômica, os principais personagens sociais, incluindo os deuses do Olimpo. Na Idade Média, os espetáculos assumiram uma tendência sacra, limitando a arte à simples catequização e ao domínio social por meio das ameaças de condenação eterna aos “pecadores”. Este trabalhou buscou integrar o teatro ao ensino de Ciências em escolas do Ensino Fundamental II do Renascer, em Cabedelo (PB). O presente projeto consistiu numa intervenção, por meio do teatro, no ensino de Ciências de duas escolas do Ensino Fundamental II do bairro do Renascer, em Cabedelo (PB). A partir de todas essas vivências, foi possível perceber a importância do teatro como ferramenta de ensino de Ciências e de sensibilização social. Essa arte, utilizada a favor do desenvolvimento social e da democratização, contribui grandemente para os avanços nos campos educacional e cultural. Com o desenvolvimento do projeto, observou-se a desenvoltura e o interesse dos participantes, assim como associação das temáticas trabalhadas com os conteúdos abordados em sala de aula, assim como a inter-relação deles com o contexto sociocultural e ambiental no qual vivem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.