O ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA E SUAS DIFICULDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFPB-CAMPUS CABEDELO/PB

Oliveira, Carla Nascimento

Resumo

O presente trabalho relata a experiência vivida durante o Programa Residência Pedagógica do IFPB - campus Cabedelo, com uma turma de 1° série do Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente, trazendo uma perspectiva do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 e também mostrando a importância e possibilidades do uso das ferramentas digitais e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem virtual. Através de observações e feedbacks dos alunos, este trabalho proporcionou uma melhor análise sobre a experiência vivida e como o uso das ferramentas digitais Kahoot!, Poll Everywhere e Quizzes impactou o processo de ensino. As plataformas utilizadas ajudaram a otimizar a aula e facilitar o aprendizado dos discentes, dinamizando os ensinamentos e permitindo a participação ativa dos mesmos. Além disso, o uso das atividades colaborativas tais como a produção de infográficos e desenhos esquematizados incentivou o trabalho em equipe e a troca de ideias entre os alunos em vista das problemáticas causadas pelo distanciamento social.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.