APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO UMA FERRAMENTA DE APLICAÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Cândido, Allan Cézar de Andrade

Resumo

Perante as atuais dificuldades em relação à erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável, é crucial que contemos com a Educação Básica como uma rede de cooperação e de apoio para contribuir com soluções para a consecução das metas da Agenda 2030, principalmente neste momento em que pesquisadores, gestores públicos e uma parcela da nossa sociedade civil se esforça para articular iniciativas para promover a implementação desta agenda até o seu prazo final. Em paralelo a essas questões, se encontram outras relativas à obrigatoriedade do uso dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) por documentos que norteiam os currículos em território nacional para o fomento de uma formação cidadã dos estudantes e a urgência de métodos ativos de ensino com o auxílio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) dentro das salas de aula do século XXI, tendo em vista que o surgimento da Internet e das mídias digitais proporcionou o acesso universal à informação, alterando fundamentalmente a sociedade e, com ela, alterando a forma como as pessoas estudam e aprendem, uma realidade que exige o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Diante dessa situação, em que tais necessidades permeiam a nossa Educação Básica, o objetivo desta pesquisa consistiu em verificar a possibilidade de construção de uma proposta interdisciplinar de ABP como uma ferramenta para aplicar e articular TCTs e ODS no Ensino Fundamental II com o auxílio das TDIC. Neste sentido, este trabalho se caracterizou com um estudo teórico que teve como subsídio a realização de uma pesquisa bibliográfica de documentos e livros didáticos relacionados ao nível de ensino mencionado anteriormente para a identificação da possibilidade de uma proposta e da construção de uma para o ensino de História e de Ciências. Após as pesquisas, foi identificada uma possibilidade e foi possível construir uma proposta interdisciplinar baseada na mesma para esses dois componentes curriculares e que trabalhasse com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 13 e os dois TCTs da macroárea Meio Ambiente, além de ensinar conteúdos e desenvolver habilidades e competências universais que qualquer estudante do país tem o direito de aprender. Sendo assim, tal projeto de ABP tem potencial de contribuir para uma educação cidadã de qualidade, inclusive, de colaborar com a consecução da Agenda 2030.

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