A influência da educação física para a socialização de criança com autismo: um estudo de caso

Silva, Joelma Pâmela Brandão Lopes da

Resumo

O autismo é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas áreas de interação social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclusão escolar promove a convivência do autista com outras crianças, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indivíduo nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e caráter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8º ano do ensino fundamental, que está localizado na cidade de São Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados através de suas respostas trazendo assim discussões relacionadas ao tema. Concluiu-se que a construção deste trabalho proporcionou a reflexão sobre vários aspectos que estão envolvidos no processo de inclusão do estudante com autismo nas aulas de Educação Física. Sabendo lidar com as limitações do aluno durante o processo, mas traçando novas possibilidades de socializar crianças com autismo durante as aulas de Educação Física.

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