Análise dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos projetos de extensão do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo

Liberal, Ana Maria Aragão

Resumo

As Instituições de Ensino Superior possuem autonomia didático-científica e por determinação da Constituição Federal de 1988 deve seguir o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Estas instituições encontram-se inseridas em uma comunidade e dentro da sua autonomia devem intervir na realidade deste local através da formação de profissionais de diversas áreas que irão atuar no mundo do trabalho. Em um quadro histórico, dentre as três dimensões do tripé a extensão universitária foi a última a surgir. Como parte integrante da missão institucional das Instituições de Educação Superior (IES), a Extensão Universitária desempenha o papel essencial de transformar os processos de aprendizagem, superando as fronteiras físicas das salas de aula e estendendo-se a outros domínios do conhecimento. Desde o início do século, com ênfase na última década, muito tem se falado sobre o desenvolvimento sustentável, sob esta ótica em 2015 durante uma Assembleia Geral Organização das Nações Unidas foi aprovada uma agenda com 17 objetivos e 169 metas a serem implementados até 2030, que posteriormente ficaram popularmente conhecidos como Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, o presente trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre os projetos de extensão do IFPB Campus Cabedelo, tem como objetivo geral analisar se os projetos de extensão do IFPB Campus Cabedelo estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sendo assim, esperamos contribuir na identificação das áreas em que o Campus pode fortalecer seu papel na promoção de ações que contribuam para a resolução de desafios locais e globais, bem como proporcionar uma reflexão sobre como os estudantes e professores de Ciências Biológicas podem contribuir de maneira mais eficaz para os ODS

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