OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA: UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Silva, Francione Gomes

Resumo

Quando descartado de forma incorreta, o óleo de cozinha causa a contaminação de águas e solos, além do entupimento de canos e bueiros, gerando grande problemas ambientais. A produção de sabão a partir do óleo usado é um exemplo de atividade que pode ser empregada na Educação Ambiental para sensibilizar sobre a importância do reuso de matérias para proteção do meio ambiente. Dessa forma, o presente artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica que objetiva sensibilizar os alunos quanto as formas de descarte correto do óleo de cozinha usado, mostrando alternativas para sua reutilização. Para isso, será realizado uma oficina sobre Produção de sabão em barra a partir do óleo de cozinha. Essa atividade será constituída de três etapas: 1. aplicação de questionário com os participantes para conhecer o seu perfil de uso e conhecimento sobre formas de descarte do óleo de cozinha usado, seguido de apresentação em powerpoint sobre os riscos para o meio ambiente, transtornos econômicos e alguma forma de reutilizar o óleo usado; 2. A produção do sabão artesanal a partir do óleo de cozinha coletado pelos alunos; e, 3. Entrega do sabão produzido e avaliação, pelos participantes, da atividade realizada através de uma roda de conversa. As respostas do questionário, serão analisadas com abordagem qualitativa e quantitativa, segundo a frequência de termos-chave mais recorrentes, e as variáveis de classificação por meio da estatística descritiva. Essa atividade, além de permitir a construção do perfil dos alunos e do uso do óleo de cozinha, promoverá uma autoavaliação do seu nível de conhecimento sobre a temática, com resultados expressos na forma de frequência percentual para as respostas assinaladas. A partir do momento de esclarecimento através da apresentação, os alunos poderão tomar consciência os riscos e problemas ambientais gerados pelo descarte inadequado desse resíduo e tomar conhecimento do emprego correto dos termos/conceitos que envolvem a Educação Ambiental. Trazer a temática dos resíduos sólidos no contexto das disciplinas e da comunidade escolar, contribui para a formação de cidadãos capazes de perceber a realidade sobre os problemas ambientais da atualidade, permitindo que os jovens desenvolvam a criticidade e ações socioambientais que colaborem com a construção de sociedades mais sustentáveis.

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