EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS: PROPOSTA DE EXTENSÃO NO CONTEXTO DA EPT

Santana, Erijackson Nunes

Resumo

Nos dias atuais é premente a necessidade da discussão de assuntos que versem sobre questões financeiras, pois somos circundados por essa temática constantemente, seja em conversas informais, através dos noticiários, bem como no seio familiar. Nesse ínterim, este trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção pedagógica cujo principal objetivo é a elaboração de um projeto de extensão. Esse projeto visa fornecer a um público específico ou comunidade, por meio de palestras e consultorias, conhecimentos teóricos e práticos oriundos da Educação Profissional e Tecnológica, em harmonia com o contexto da Educação Financeira e as necessidades dos moradores associados a Associações Comunitárias. Para tanto, temos como objetivo geral: refletir sobre o papel formativo e social da Educação Profissional e Tecnológica frente às demandas reais e urgentes da nossa sociedade, a exemplo do letramento financeiro e como objetivos específicos: (1) reconhecer a importância da Educação Financeira para a vida pessoal, familiar e comunitária; (2) indicar a atividade de Extensão como uma ferramenta eficaz para compartilhamento e troca de saberes; (3) propor uma atividade de intervenção pedagógica alinhada com as práticas da EPT. No tocante aos aspectos metodológicos seguimos por uma abordagem qualitativa, objetivo-exploratória, encontrando nas produções bibliográficas o aporte teórico para fundamentar nossa pesquisa. Como resultados, esperamos com essa proposta conduzir os discentes para uma ensino contextualizado às relevantes questões econômicas que permeiam a sociedade contemporânea (visão holística), e assim colaborar para um processo de ensino e aprendizagem que promova uma formação mais global/integral, não só de novos profissionais, mas também de cidadãos atuantes e engajados com a realidade econômica social, fomentando experiências únicas e subsídios necessários, que promovam a ampliação dos conhecimentos adquiridos, correlacionando adequadamente, a prática comunitária, questões contemporâneas e a teoria acadêmica.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.