Disseminação de conceitos de propriedade intelectual através de um role-playing game para estudantes do Instituto Federal da Paraíba

Oliveira, Edinara Mayra de Morais

Resumo

A integração do ensino de propriedade intelectual no ensino médio profissionalizante desempenha um papel crucial na formação dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado contemporâneo. Nesse contexto, o objetivo geral deste projeto foi desenvolver um Role-Playing Game (RPG) eletrônico, denominado Lumina RPG: desvendando os poderes da mente, para ser utilizado como ferramenta educacional sobre propriedade intelectual no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Inicialmente, realizou-se um levantamento documental para avaliar a inclusão dos temas de empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual nos projetos pedagógicos de 60 cursos técnicos integrados presenciais do IFPB. Os resultados revelaram uma deficiência significativa no currículo do ensino médio técnico, com apenas 18,33% dos cursos abordando a temática de propriedade intelectual. Com o intuito de suprir essa lacuna, o jogo foi desenvolvido com base nos objetivos de aprendizagem do ensino médio profissionalizante. Para sua construção, foram utilizadas as plataformas Microsoft Visual Studio e Unity Engine, juntamente com a linguagem de programação C#. Além de um programa de computador devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), esta pesquisa resultou na elaboração de um manual do jogo, na criação de uma marca e na publicação de um artigo científico. Por fim, a eficácia do software foi validada por meio de um formulário de avaliação, com a participação de 37 estudantes do IFPB, alcançando uma média de satisfação de 4,78, em uma escala de 1 a 5. Conclui-se, portanto, que os produtos desse trabalho são ferramentas importantes para contribuir no aprimoramento do ensino de propriedade intelectual no ensino médio profissionalizante.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.