INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Souza, João Paulo Barboza de

Resumo

O jogo é uma ferramenta que possibilita a dinâmica e a transmissão de conhecimentos, valores, culturas e condutas sociais. Sendo assim, o jogo pode ser um elemento importante na preparação do aluno de forma integral para a vida social. Assim, o presente artigo aborda a importância do Ensino da Matemática com a utilização de jogos na perspectiva da aprendizagem como uma proposta para a construção do conhecimento matemático, bem como, servindo de auxílio para a prática do professor em sala de aula, pois envolve atividades colaborativas para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, do ato de pensar e de agir na aritmética. Para efetivação da pesquisa se faz necessário a exposição do conteúdo equações do 1° e 2° grau na turma do 1° ano do Curso Técnico em Edificações sendo empregado um jogo conhecido como Bingo das Equações do 1° e 2° grau. Ao final da atividade com uso de jogos matemáticos em sala de aula, espera-se que sejam provocadas situações que possibilitem trabalhar com atividades que estimulem o desenvolvimento social e protagonista do aluno. Sendo possível concluir que a proposta de utilização de jogos matemáticos no ensino de equações do 1º e 2º graus é um fator positivo no processo de ensino-aprendizagem da matemática, exibindo muitos fatores a serem propostos pelo dinamismo do jogo no processo do saber aritmético.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.