ENFERMAGEM E LIBRAS : A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Sousa, Anderson Rodrigues de
Resumo
O artigo destaca a importância da educação em saúde na enfermagem e a necessidade de adaptação para incluir pessoas surdas. A falta de conhecimento em Libras por profissionais de saúde cria barreiras no acesso aos serviços de saúde para esse público. A pesquisa propõe a construção de tecnologias assistivas, como um vídeo e um folder, abordando a prevenção do abuso sexual infanto-juvenil. O método envolveu alunas do curso Técnico em Enfermagem em três etapas: préprodução, produção e pós-produção. As dificuldades incluem a escassez de profissionais proficientes em Libras e a complexidade da adaptação da linguagem técnica. O referencial teórico destaca o papel crucial da Libras na acessibilidade dos serviços de saúde e na promoção da autonomia dos pacientes surdos. A falta de compreensão da cultura surda e a necessidade de conscientização são desafios a serem superados. Os resultados incluem a criação bem-sucedida de um vídeo e um folder educativos sobre a prevenção do abuso sexual infanto-juvenil, utilizando tecnologias assistivas como inteligências artificiais e aplicativos de tradução para Libras. A pesquisa conclui que essas tecnologias foram recebidas de forma positiva pelo público-alvo, destacando a importância de promover a inclusão e fortalecer a autonomia dos surdos na área da saúde. A pesquisa contribui para preencher lacunas na educação em saúde para pessoas surdas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.