PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E LABORAIS NO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Brito, Shadai Menino Andrade Lima Salmos de
Resumo
A acessibilidade em ambiente acadêmico e laboral vem ganhando destaque considerável nos últimos anos. Isso se deve de inúmeros fatores, dentre os quais, mudança cultural, exigência de mercado altamente globalizado, criação de leis de proteção a pessoas com algum tipo de deficiência, entre outros. Atrelada a isso, também surgiu a preocupação com a saúde e segurança do trabalho, que em conjunto com diretrizes legais, está presente em todas as atividades cotidianas. Assim, tal temática surgiu como uma possibilidade de promover a igualdade prevista em constituição federal, afim de desenvolver técnicas e metodologias pedagógicas que promovam mudanças culturais em ambiente escolar e laboral, bem como desenvolva nas organizações o senso de cuidado e proteção às legislações inerentes a proteção à pessoas com deficiência. Neste contexto, essa proposta pedagógica tem como objetivo demonstrar a importância de integrar metodologias e tecnológicas assistivas de acessibilidade ao curso de segurança do trabalho, a fim de promover a implantação de políticas sociais em escolas técnicas do Estado, visando dessa forma, ampliar a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva no ambiente acadêmico e/ou laboral através de mudanças culturais e utilização de recursos específicos. A estratégia metodológica adotada consistiu em apresentar a integração de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência auditiva às políticas de segurança do trabalho em ambiente acadêmico e laboral, por meio de uma revisão de literatura. Como resultado esperado, busca-se obter a inclusão social e escolar, promoção da saúde e segurança do trabalho por meio da acessibilidade, e instrumentalização acadêmica para a utilização correta das ferramentas/metodologias de ensino atreladas ao uso de tecnologias de leitura e escrita como prática social, que serão mesurados por meio de codificação e análise crítica.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.