Proposta de um experimento didático: produção de biodiesel a partir do óleo residual de fritura
Cruz, Janaina Gomes da
Resumo
A situação climática global é hoje uma grande preocupação. A substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis é uma das formas de reduzir a poluição atmosférica. Esses combustíveis podem ser obtidos, por exemplo, pela conversão do óleo vegetal usado para frituras em biodiesel. Além das matérias-primas utilizadas na produção desse biocombustível serem renováveis e a tecnologia de produção ser econômica, o que contribui para a redução do descarte de óleo usado. Este tópico leva à discussão de diferentes conceitos e mostra a importância dessa abordagem na escola. O objetivo deste trabalho foi planejar uma proposta de atividade experimental relacionada à produção de biodiesel como estratégia de aprendizagem. A pesquisa foi um estudo de caráter qualitativo para explorar o impacto da atividade experimental no ensino-aprendizagem dos alunos. Esta atividade pode ser desenvolvida em quatro aulas, estruturadas em quatro etapas: questionário pré-conteúdo para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, contextualização da problematização com o tema "O que é biodiesel”, atividade experimental em que consiste na produção de biodiesel para demonstração prática e questionário pós-prática para saber o que os alunos aprenderam sobre o tema. O trabalho obteve como resultado, que a produção de biodiesel a partir de óleo residual é uma solução eficaz para reaproveitar resíduos e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. O experimento realizado não só introduziu conceitos fundamentais de química, como transesterificação e catálise, mas também melhorou significativamente a aprendizagem dos alunos. A abordagem experimental revelou-se uma excelente ferramenta pedagógica, aumentando a compreensão dos fenômenos químicos e engajando os estudantes nas práticas laboratoriais.
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