Materiais didáticos manipulativos para um laboratório de ensino de geometria inclusiva
Dantas, Elineide Ferreira Alves
Resumo
Este trabalho busca apresentar a produção de materiais concretos para Laboratório de Geometria Inclusiva, voltado para estudantes dos anos finais do ensino fundamental da educação Básica. Neste estudo foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório, com uma abordagem de pesquisa qualitativa e procedimento bibliográfico. Diante do exposto a pesquisa aborda no primeiro momento sobre o ensino da geometria, suas aplicações no cotidiano, as contribuições e os desafios enfrentados na aprendizagem, destacando a importância do Laboratório de Geometria (LEG), trazendo exemplos de materiais manipulativos e seus benefícios para o ensino aprendizagem. Na sequência é apresentado trabalhos dos Anais de eventos como ENEM, GEPEM e da Revista Paranaense de Educação Matemática, todos focados em materiais manipulativos inclusivos, onde foram selecionados com base em um levantamento prévio da Revista Educação Especial. Com isso, foi planejado o desenvolvimento dos materiais como o Bambolê Geométrico, Tela Geométrica, Cesta de Polígonos, Bússola dos Ângulos e Quadro de Noções Geométricas, que permitem explorar diversos conceitos geométricos, incluindo elementos primitivos, formas geométricas, área, perímetro de polígonos e ângulos, entre outros. De acordo com o estudo levantado entende-se que é notório a relevância de um Laboratório de Geometria Inclusiva para promover uma educação eficaz e acessível a todos os estudantes, incentivando os professores a desenvolverem ferramentas didáticas que enriquecem as práticas pedagógicas e tornam as aulas mais dinâmicas e participativas, contribuindo para a formação dos professores e a aprendizagem dos alunos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.