Análise dos recursos de acessibilidade instrumental para pessoas com deficiência visual em escolas municipais da cidade de Flores-PE

Medeiros, Pricilla Gomes de

Resumo

Este estudo foi realizado como trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa isabel, e objetivou investigar a questão da inclusão de pessoas com Deficiência Visual a partir da presença de recursos e equipamentos de acessibilidade disponíveis nas escolas municipais Onze de Setembro e Escola Municipal Antonio Luiz de Albuquerque, no município de Flores -PE. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos de procedimentos observacionais registrados em ficha para coleta de informações, produzida com base nas listas de instrumentos relacionadas por Elizabet Dias de Sá, Izilda Maria de Campos e Myriam Beatriz Campolina Silva, no livro Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual (2007), a fim de verificar os recursos e equipamentos para a inclusão escolar. Como resultados, quanto à acessibilidade instrumental, a primeira escola continha poucos materiais didáticos para deficientes visuais, considerados insuficientes para o ensino, e a segunda dispõe de nenhum tipo de recurso. A partir desses resultados foi possível concluir que as escolas do estudo ainda não apresentam acessibilidade instrumental, o que nos faz perceber a importância da disponibilidade dos equipamentos e dos recursos didáticos inclusivos para os alunos com deficiência visual nas escolas, pois a existência destes auxilia os professores em suas aulas e contribui para que os alunos com deficiência visual tenham autonomia e independência em seu processo de inclusão, tendo em vista que a ausência desses recursos pode comprometer a aprendizagem e acarretar várias consequências na vida do deficiente visual.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.