A história da matemática como um componente formativo dos professores: tecendo algumas das suas contribuições para a práxis pedagógica

Gonçalves, Hallison Rodrigues

Resumo

O presente trabalho surge do entusiasmo do pesquisador pela História da Matemática, o qual pretendeu, com esta produção investigar algumas das suas influências como componente curricular na formação de professores de Matemática, explorando suas contribuições para a práxis pedagógica e o desenvolvimento dos conteúdos nesta área. A metodologia para alcançar os citados objetivos foi de cunho bibliográfico, qualitativa e um estudo de caso com 11 graduandos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras, sendo esses todos cursistas da disciplina de História da Matemática. E no processo de contemplação do primeiro objetivo, foi sendo articulada a fundamentação teórica para compreensão da temática, a qual obteve grande influência da elaboração do Estado da Arte. Por fim, concluímos a partir dos dados empíricos e discussão teórica que a disciplina analisada desempenha um papel importante na formação dos futuros professores, promovendo uma visão crítica-reflexiva sobre os conteúdos matemáticos em um contexto histórico. Além disso, a oferta da disciplina nos últimos períodos, em conjunto com a prática docente, favorece a reflexão-ação. No entanto, é essencial considerar as sugestões dos participantes para que a disciplina possa evoluir e melhor atender às necessidades formativas dos futuros docentes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.