A utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino aprendizagem no ensino fundamental
Correia, Dlaanio da Silva
Resumo
O presente trabalho compreende a importância da utilização de jogos matemáticos, como ferramenta metodológica, que auxilia o professor e contribui para o melhor desenvolvimento do ensino aprendizagem. Desse modo, tem como objetivo geral e especifico: apresentar a importância dos jogos matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem, caracterizar o que são jogos matemáticos, expressar a sua relevância no ensino fundamental, bem como apresentar os principais métodos de ensino no desenvolvimento educacional. O uso de jogos matemáticos cria um ambiente de aprendizagem envolvente, incentiva à participação ativa e a colaboração entre os alunos. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual alguns autores mostram que a utilização de jogos como metodologias de ensino, reflete uma possibilidade de auxiliar os alunos nas dificuldades apresentadas. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: qual a importância dos jogos lúdicos e brincadeira na construção do ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental?. No sentido de estabelecer um espaço de discussão e reflexão sobre o uso desses recursos didáticos, o trabalho conclui-se com a explicação dos seguintes jogos de tabuleiro: Jogo da velha 3D; Quoridor e Taças Russas. Os referidos jogos podem ser aplicados tanto nos anos iniciais, quanto finais, do ensino fundamental, podendo, assim, evidenciar as dificuldades encontradas por cada aluno, contribuindo para a melhoria do ensino aprendizagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.